sábado, 6 de novembro de 2021

Falcoaria Real de Salvaterra de Magos

Durante o mês de outubro e novembro, os alunos do Pré-Escolar do CESM e as turma do 2º O,  2º/3º D, 2º E e 2º/3º F foram à Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, um dos ex-líbris do Concelho de Salvaterra de Magos.

A Falcoaria remonta do século XVIII, de arquitetura pombalina, do arquiteto Carlos Madel e está associada á história do Paço Real – Casa de Campo da Coroa, transformando esta vila ribatejana num importante centro de vida social e artística da corte portuguesa, sendo a caça um dos passatempos predilectos da Família Real Portuguesa.

Os alunos foram à Galeria de Exposições da Falcoaria visitar a exposição “Salvaterra em Papel” de Raquel Marques. Além dos belíssimos trabalhos em papel realizados por esta artista mestrada em Tecnologias Gráficas, puderam ver as ilustrações que constam no livro “Pedro e o Falcão” da autoria de Patrícia Reis, o oitavo livro infantil editado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que tem vindo a promover e publicar vários livros infantis dedicados à história do Concelho.  

Os alunos foram convidados a “entrar no livro” explorar o imaginário e foram desafiados a “desenhar com a tesoura”, técnica utilizada pela Raquel Marques na construção das suas ilustrações. Deste modo, cada turma recortou formas em papéis coloridos e colou construindo assim um Falcão usando apenas tesouras e papéis variados.

Além deste desafio extraordinariamente criativo, os alunos puderam ver o voo de um Falcão, assim como, visitar o pátio onde se encontravam vários falcões e outras aves de rapina. Puderam vê-los, estar perto e admirar a arte da Falcoaria.

Foi uma experiência enriquecedora para os alunos, pois é importante valorizar e conhecer a história do nosso Concelho.



4 comentários:

  1. Temos espaços tão bonitos no nosso conselho, ainda bem que a escola faz estas atividades.

    ResponderEliminar
  2. Os meus filhos adoraram foi um dia muito animado para eles. Parabéns pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar